Foto: Vinicius Becker (Diário)
A Catedral Metropolitana de Santa Maria será fechada ao público entre este sábado (20) e 4 de outubro para uma nova etapa da restauração. Os trabalhos serão para recuperar os altares de madeira e para correção de infiltrações na estrutura da igreja. Até lá, as celebrações serão realizadas na Paróquia do Rosário, também na região central da cidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o pároco padre Junior Lago, essa é mais uma etapa do processo de restauração, iniciado em 2023 e que, agora, terá o trabalho de uma empresa especializada na conservação de elementos históricos.
– É uma intervenção necessária e criteriosa. Não se trata da restauração das obras de arte de (Aldo) Locatelli, mas sim de um cuidado minucioso com a estrutura física e os elementos internos da igreja – explica.
A empresa responsável pela execução da obra é de Salvador do Sul, da Serra Gaúcha, e solicitou o fechamento da catedral durante o período de atuação para garantir a qualidade e segurança do serviço. Durante o período de interdição, todas as celebrações serão realizadas na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada ao lado do Conjunto 3 da Universidade Franciscana (UFN). Os horários permanecerão os mesmos: de segunda a sexta, às 18h15min, aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 10h e 18h.
Essa será a primeira grande intervenção na catedral desde a restauração conduzida pelo padre Antônio Bonini, concluída em 2009, que contemplou a sacristia e o telhado. Em maio de 2025, a estrutura passou por melhorias na iluminação e no sistema de som. Referência de fé na cidade, a Catedral de Santa Maria recebe cerca de 250 pessoas por dia.
– É um ponto de referência para a cidade, mas também um lugar de alimento espiritual para todos que passam pelo centro de Santa Maria. Acreditamos que esse breve período de fechamento trará benefícios importantes para a conservação do nosso patrimônio – finaliza padre Junior.
Leia também: